João José da Cunha Fidié



Esse é um post bastante interessante, aqui falaremos um pouco sobre aquele que representava o Império Portugues em terras piauienses, e representava também a opressão de Portugal mediante as idéias libertadoras dos piauienses, acompanhe...

João José da Cunha Fidié foi um militar português.

Com o cargo de comandante das Armas, foi enviado em 1822 à então Província do Piauí, no Brasil, por João VI de Portugal, para impedir a adesão da mesma à indepêndencia do Brasil.

Tendo desembarcado em Oeiras, então capital da Província no mesmo ano, em 1823 combatido pelas tropas locais sob o comando do brigadeiro Manoel de Sousa Martins retiou-se para Caxias, na então Província do Maranhão onde foi detido pelas tropas emancipacionistas e mandado de volta para Portugal.

Assentou praça como cadete em Janeiro de 1809 no regimento de infantaria n.º 10, tomou parte na guerra da península, assistindo às batalhas do Buçaco, Albuera, Vitória, Pirinéus, Nivelle, Nive, Orthez e Tolouse, aos sítios de Olivença e Badajoz, e a diversos combates e acções que se feriram até ao fim da campanha. Ofereceu-se depois para ir na divisão dos voluntários de el-rei a Montevideu, mas não foi admitido por ser tenente moderno. Em 1817 embarcou para o Brasil uma divisão portuguesa, e como o seu regimento não havia sido nomeado para essa expedição, trocou com um oficial de infantaria n.º 15, conseguindo assim partir para a América, onde serviu em 1817 e 1818. Foi ajudante de ordens do governador da ilha da Madeira em 1819 e 1820, sendo nomeado em Dezembro de 1821 governador das armas da província de Piáui. Voltando então de novo ao Brasil tomou posse daquele cargo em Agosto de 1822, e marchando logo para a vila de Parnaíba sustentou uma renhida luta com os partidários da independência. Chamado pelas autoridades de Caxias, foi dirigir a defesa dessa vila, mas crescendo as forças dos revoltosos ao passo que as dos defensores iam diminuindo pelas privações e pelo desalento, a praça rendeu-se e Fidié foi preso e mandado oito meses depois entre uma escolta para a cidade de Oeiras. Transferido para a Baía, passou ao Rio de Janeiro onde ficou encarcerado na fortaleza da Vila Ganhão, até que D. Pedro lhe deu liberdade, permitindo-lhe que regressasse a Portugal. Em 1825 foi nomeado primeiro comandante do Real Colégio Militar, e por vezes durante a ausência do director, ficou encarregado da direcção deste estabelecimento até que, saindo de Lisboa e apresentando-se no Porto ao duque de Bragança, foi por ele nomeado subdirector do arsenal daquela cidade. Regressando depois a Lisboa, foi director efectivo do Colégio Militar desde 183 7 a 1848, ano em que teve a sua exoneração, reformando-se em 1854 no posto de tenente-general.

Escreveu: Breves esclarecimentos acerca do Collegio Militar, oferecidos ás Côrtes, Lisboa, 1843; Varia fortuna de um soldado portuguez; é uma memória de interesse pessoal, e comprovativa das preterições que alegava ter sofrido no acesso a postos superiores.

Nasceu em finais do século XVIII. Morreu em 1856. Tenente-general reformado, comendador da ordem de Avis, director do Real Colégio Militar.

Acompanhe abaixo o comentário do Historiador, professor e membro da Academia de Letras do Piauí, Fonseca Neto fala sobre a Batalha de Jenipapo, onde o vencedor perdeu...





Fonte: wikipédia e portal cidade verde

0 comentários:

Postar um comentário