Origem da Viola



Bom convenhamos que nada mais merecido que um post falando sobre a origem da Viola não é gente, acompanhem.

No início do século VIII, os árabes invadiram a Penísula Ibérica e muito provavelmente introduziram nessa rgião um instrumento bastante difundido entre eles, o alude. No entanto com o povo ibérico, este instrumento sofru várias modificações e mais tarde recebu o nome de "Vihuela", que teve no século XVI uma segunda fase.



Nesta época encontramos a vihuela de seis ordens de cordas usadas pelos músicos, e a vihuela de quatro ordens de cordas também chamada de "guitarra" usada pelo povo.

Como vemos a guitarra é a mesma vihuela sem a sexta e a primeira (prima) cordas. É interessante notar que esses instrumentos só possuiam dez trastes o que ocorria também na "viola meia regra" encontarda no nosso sertão.

Na segunda metade do século XVI, a guitarra substitui progressivamente a vihuela e, com a adição de uma quinta corda (adicionando-se a prima da vihuela a guitarra), o instrumento adquiriu uma categoria artística bem maior. Essa guitarra dotada de uma quinta corda teve tanto êxito, que os guitarristas de todos os países a adotaram e a denominaram "guitarra espanhola".

Em 1586 a guitarra já contava definitivamente com cinco ordens de cordas. A excessão da prima que era simples, a segunda e a terceira ordens afinadas em uníssono, a quarta e a quinta em oitavas.

Em Portugal este instrumento dotado de mais uma corda (prima), adquiriu o nome de "viola",. No século XVII, o número de cordas aumentou para 12, com a adição de 2 bordões, conservadas as ordens já existentes. No século XVIII, a transformação da guitarra espanhola em sua forma atual de cordas singelas (com o acréssimo do MI grave) fez surgir em língua portuguesa a designação decanto que se praticou até o renascimento e, ainda hoje, se conserva no canto gregoriano.

Embora o ritmo seja livre, obedece a uma lógica. Suas unidades de tempo integram-se ao esquema poético e estão preconcebidas na consciência do cantador, pela sua própria natureza intuitiva.

Durante os séculos XV e XVI na Europa, a viola foi instrumento musical popularíssimo. No século XVI esse instrumento atingiu seu explendor em Portugal, segundo se vê nos Autos de Gil Daquele país chegou ao Brasil, sendo aceito como instrumento de base para o acompanhamneto de muitos cantares folclóricos, convindo lembrar que entre os instrumentos jesuítica estava a viola apresentavam, tencionando chegar até a capital, onde entregariam ao então Ministro da Educação e Cultura um manifesto contendo várias reinvidicações, entre elas a legalização da profissão de violeiro e inclusão da poesia de cordel e da cantoria de viola nos currículos escolares dos vários níveis.




0 comentários:

Postar um comentário